Escolha uma Página

Em Maio de 2012, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e a Sinfônica Alemã de Berlim se apresentaram no Theatro Municipal de São Paulo. Tudo normal, a não ser o fato de que boa parte dos ensaios foram realizados por conferência através do popular Skype, aplicativo utilizado para ligações telefônicas, mensagens e vídeo conferência.

A Orquestra Filarmônica de Bruxelas neste ano executou o primeiro concerto utilizando tablets, onde a leitura das partituras foi realizada diretamente no equipamento, permitindo praticidade e economia de cerca de 25 mil euros ao ano, custo para preparar as partituras em papel, atitude pouco ecológica num mundo onde a palavra de ordem é sustentabilidade.

Acima temos dois exemplos do uso da tecnologia a favor da música. Além de ensaios e apresentações, aulas são transmitidas via web para alunos em diversos estados ou países, utilizando Ambientes Virtuais de Aprendizagem online. Apresentações musicais, profissionais ou amadoras podem ser transmitidas por serviços como o UStream. A tecnologia quebra barreiras geográficas que tínhamos há poucos anos. Os tablets e  notebooks facilitam muito a vida do músico, que pode levar seu acervo de músicas num pendrive, usar um programa simples como o Audacity para gravar trechos de suas performances e aulas, ou ainda, filmar com os recursos embutidos de câmera, sendo uma rica ferramenta para análise de performance.

Sobre a parte administrativa de lojas de instrumentos musicais e escolas, ainda existem aqueles que insistem em fazer boa parte do trabalho com lápis, papel e caneta, perdendo tempo e claro, dinheiro. O uso do software certo para seu trabalho otimiza os processos de sua empresa, gerando lucro a curto prazo.

É bom estar atento e acompanhar as mudanças que as novas tecnologias causaram no mundo atual e as que estão por vir. É muito importante utilizarmos as Redes Sociais para nos relacionarmos, seja para divulgarmos nosso trabalho ou para conquistar novos clientes. Ainda, através delas, realizar pesquisas de satisfação, tendências, entre outros. Em curto prazo, o uso da biometria (reconhecimento de características humanas) será cada vez mais usada (o crachá e folha de ponto podem estar com os dias contados). O bloco de pedidos e nota fiscal em papel já são substituídos por meios digitais, além das compras e pagamentos via celular. Os escritórios e salas de aulas terão cada vez menos papel, pois tudo estará na “nuvem”, com as informações compartilhadas com os interessados. As pessoas farão cada vez menos viagens a trabalho com a melhoria da conexão e a popularidade das vídeo conferências com uso de holografia. O currículo de papel poderá deixar de existir. As redes sociais, blog do candidato e jogos virtuais serão os meios para auxiliar na seleção do candidato. As lojas “físicas” vão se tornar mais showrooms do que pontos de venda. Alias, isso já vem acontecendo. Na maioria das vezes vamos até a loja para testar o produto, mas geralmente a compra é por uma loja virtual, pois tende a ter um preço melhor. Fique atento aos avanços da tecnologia e utilize-a seu favor e da música.

Fonte: Folha Sinfônica